O Flamengo teve um domingo (01) de festa no Maracanã ao aplicar uma goleada de 5 a 0 sobre o Fortaleza, em jogo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025. Além da vitória expressiva, outro motivo de alegria para os torcedores rubro-negros foi o retorno de Matías Viña, que voltou aos gramados após quase 10 meses afastado por uma lesão grave no joelho.
O lateral uruguaio, titular da seleção do Uruguai e campeão da Libertadores, entrou no segundo tempo e foi bastante celebrado pelo elenco e pela comissão técnica. O técnico Filipe Luís destacou a importância de contar com laterais de alto nível, mesmo com a dificuldade de administrar tantos jogadores aptos.
Matías Viña volta aos gramados após 10 meses afastado
Viña sofreu uma lesão séria no joelho em agosto de 2024, em partida contra o Palmeiras. O diagnóstico foi um rompimento do ligamento, o que o tirou de ação por quase uma temporada completa. Neste domingo, ele voltou a campo aos 38 minutos do segundo tempo, substituindo Alex Sandro, e tocou na bola em duas oportunidades, com 50% de aproveitamento nas jogadas.
A entrada do uruguaio foi simbólica e emocionante para o elenco, já que o jogador passou por um longo processo de recuperação e recondicionamento físico. “É bom ter três laterais desse nível”, comentou Filipe Luís, se referindo a Ayrton Lucas, Alex Sandro e Viña.
Próximo desafio: Mundial de Clubes nos Estados Unidos
Com a vitória sobre o Fortaleza e o retorno de Viña, o Flamengo agora volta suas atenções para a disputa do Mundial de Clubes 2025, que será realizado nos Estados Unidos. A estreia do Rubro-Negro está marcada para o dia 16 de julho, contra o Espérance de Tunis (Tunísia), às 22h (horário de Brasília), na cidade da Filadélfia.
A expectativa é que Matías Viña esteja 100% recuperado e possa ganhar ritmo de jogo ao longo da competição internacional. A volta do lateral amplia as opções de Filipe Luís no setor defensivo e aumenta o nível de competitividade no elenco para a sequência da temporada.